Materiais produzidos pelo CFESS destacam a necessidade da formação e do trabalho anticapacitista dentro do Serviço Social | CRESS-17

19/09/2024 as 3:40

O CRESS-ES selecionou indicações importantes de leitura, que aprofundam e enriquecem o debate sobre a necessidade da formação e do trabalho anticapacitista no Serviço Social.

Os textos são de autoria do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dialogam com a temática que será abordada na atividade “Nossa liberdade é anticapacitista: desafios da formação e do cotidiano do trabalho de assistentes sociais”, a ser realizada nesta sexta-feira, 20 de setembro, das 9 às 11h, no Salão Rosa (CCJE).

O debate é uma realização do CRESS-ES em parceria com o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e contará com a participação de Fernanda Costa Ferreira, assistente social e analista judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

As inscrições acontecem pela plataforma Sympla e as vagas são LIMITADAS! Assistentes sociais e estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social podem realizar a sua inscrição até esta quinta, 19.

Série assistente social no combate ao preconceito: discriminação contra a pessoa com deficiência

Os textos têm como objetivo orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito enfrentadas nos encaminhamentos cotidianos do exercício profissional. Clique aqui e leia!

Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de Assistentes Sociais com Deficiência

Traz orientações voltadas aos CRESS, no âmbito do planejamento administrativo e financeiro, de melhorias de acessibilidade e o indicativo de incorporação do debate da deficiência na formação e cotidiano profissional. Clique aqui e leia!

Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022

Estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional de assistentes sociais, regulamentando os princípios II, VI e XI inscritos no Código de Ética Profissional. Clique aqui e leia!

Diretrizes para normativa sobre acessibilidade no Conjunto CFESS-CRESS

O documento sintetiza a aproximação realizada à temática para “efetivar ações de acessibilidade e elaborar uma normativa de orientação, visando superar as barreiras físicas, de comunicação e atitudinais, nas instâncias do Conjunto CFESS-CRESS”, de acordo com deliberação do Eixo Administrativo-Financeiro. Clique aqui e leia!

*Com informações do Conselho Federal de Serviço Social.