Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores emite nota em apoio à Greve dos Entregadores por Aplicativo | CRESS-17

29/06/2020 as 3:11

O Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, o qual o CRESS-ES faz parte, manifestou total apoio à greve dos entregadores por aplicativo, marcada para a próxima quarta-feira, dia 1º de julho, em todo o Brasil. A categoria vai parar suas atividades contra a intensificação da superexploração de sua força de trabalho, desde o início da pandemia. O que tem ocorrido sob a forma de aumento da jornada de trabalho, da diminuição do salário, da precarização das condições laborais, além da absorção, pelos trabalhadores, dos custos da prevenção à pandemia, uma vez que as empresas os deixam entregues à própria sorte, não garantindo o fornecimento de EPIs.

A greve dos entregadores por aplicativo parte da realidade concreta de quem se vê à margem da proteção do Estado e de legislação trabalhista, cujo desmonte se aprofundou com a contrarreforma de 2017 e continua em franca consecução. É, portanto, a greve de uma categoria que simboliza a luta do conjunto da classe trabalhadora contra a opressão pelo trabalho.

O CRESS-ES, em conjunto com o Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores solidariza-se com a categoria e faz o enfrentamento contra a exploração e opressão cotidianas que levam cada uma e cada um aos limites físicos, emocionais, de modo perverso e alienante. O grande e lucrativo mercado de entregas não funcionará sem os trabalhadores. Junto deles, enfrentamos seus patrões e afirmamos nossa indignação contra a perversidade deste sistema.

Pelo aumento da taxa por quilômetro! Por auxílio pandemia – por EPIs, máscara, álcool! Pelo fim do bloqueio indevido! Por seguro roubo e acidente! Pelo fim da taxa de transferência para o banco, por parte do aplicativo Shipp!

Confira a nota do Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em apoio à Greve dos Entregadores por Aplicativo